BLOG

Arquivos

[COMPORTAMENTOS] Oportunidade x Honestidade

Oportunidade x Honestidade

Em uma Cidadezinha no interior próximo de Texas nos EUA, tinha uma família de fazendeiros com o sobrenome Texas, e mudaram para uma nova vizinhança bem próximo de onde moravam anteriormente, porém não conheciam os moradores daquela região, muitos que ali passavam acreditavam que eles haviam de ser os fundadores da Cidade, em frente da fazendo uma placa “Famílía Texas”, e logo queriam visitar e lhes prestar homenagens como uma família forte e tradicionalista e lhe davam presentes.

Mesmo não sabendo se era ou não os fundadores pessoas os visitavam, a família surpresa ao receber tantas visitas, eles sempre ouviam e agradeciam a hospitalidade e carinho, abriam os presentes, as crianças espalhavam as embalagens pela sala, sorrindo e logo falavam que não eram eles os fundadores, que era coincidência de nomes.

Algumas pessoas criticavam e os julgavam porque haviam despendido tempo, dinheiro, e começavam a reparar sua mudança mal organizada, sujeiras, e principalmente porque eles recebiam os presentes antes de falar a verdade e saiam irritados.

Mas outras, ao saber que não eram os fundadores falavam “tudo bem”, se são ou não os fundadores, o que importa que são tão integros e honestos em dizer a verdade e não se aproveitam do nome para usurpar um elogio não devido, “mas se estamos aqui”, receba a cordialidade e nossa afeição e que possamos comemorar o início de uma amizade, vocês precisam de ajuda com a organização da fazenda?

O que podemos aprender com essa história?

– Qual comportamento devemos adotar no nosso dia a dia, sabendo que o tempo do pré-julgamento é o mesmo tempo da cortesia?

3 reflexões que podem te dar uma vida mais tranquila!

1. Fale sempre a verdade;

2. Não usurpe créditos que não são seus;

3. Ao invés de julgar procure ajudar;

 

Créditos a autora: Flávia Caetano @euflaviacaetano

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp